FAÇA SUA PERGUNTA

RESPOSTAS DO ENGENHEIRO



maria das graças ribeiro de Jaguaruana - CE enviou a seguinte pergunta:

meu carro ja tem 60.000.00km rodado e nao troquei as correias. o q devo trocar na revisao? obrigado agradece graça ribeiro

Os itens previstos para troca nesta revisão nos veículos Fiat dependem de uma análise do veiculo pois alguns componentes (como por exemplo os freios e embreagem) são trocados de acordo com o desgaste
que apresentam. Outros itens são de troca obrigatória como filtros (ar, óleo, combustível ) e óleo do motor.
No caso especifico da revisão de 60.000 km (ou 3 anos de uso) existe ainda a obrigatoriedade da troca da correia dentada e seus componentes auxiliares.
No manual de seu carro voce encontra uma tabela com detalhes dos itens abrangidos em cada uma das revisões programas.
Caso não possua o manual, ele pode ser baixado no site www.fiat.com.br no item “Já tenho um Fiat”. ( http://www.fiat.com.br/manual-do-seu-fiat.html ) .
Um abraço
Mario

Alberto Reis Pereira Franco de Santo André - SP enviou a seguinte pergunta:

Após ter passado o prazo de troca de óleo, até quando posso andar com o carro sem trocar o óleo? estou atualmente com 15.000 KM tenho que trocar filtro também? e o óleo da direção hidráulica ? gostaria de saber se algum desses eu poderia somente completar. Obrigado

Prezado Alberto

Conforme previsto no manual do proprietário, na imensa maioria dos casos a troca do óleo e filtro do motor deve ser realizada com 7.500 km ou 1 ano de uso,
principalmente se os trajetos realizados são curtos e urbanos. Completar o nível, somente deve ser feito até o limite previsto de troca. O filtro de ar deve ser inspecionado a cada 500 km e trocado caso necessário. O filtro de combustível deve ser substituído com 15.000 km
Quanto aos fluídos de freio, embreagem e direção sua substituição ocorre a cada 24 meses ou 45.000 km, o que primeiro ocorrer. O prazo de 24 meses também se aplica ao liquido de arrefecimento do motor.

Um abraço

Mario

Adailson de Pelotas - RS enviou a seguinte pergunta:

Tenho um Grand Siena 1.4 Flex 2012/13 e no Manual diz que o óleo a ser usado na troca é o Selênia 15w 40...porém, na autorizada FIAT San Marino Pelotas-RS me informaram que é o 5w 30...qual está correto ?? No Manual está bem claro que é o 15w 40....

Prezado Sr Adailson
O Sr está correto, o lubrificante recomendado para o motor de seu veículo é o 15W40 semi sintético.
O lubrificante 5W30 sintético, que possui características superiores as exigidas pelo motor de seu carro, é o lubrificante recomendado para os motores 1,6 litros.
Apesar do engano, não existe motivo para preocupação, pois conforme informado este lubrificante supera as especificações do recomendado para o seu carro.
Mario

antonio diniz kracilowski rodrigues de São Miguel do Guaporé - RO enviou a seguinte pergunta:

avaria no sistema de embreagem com cambio automatico.o cambio não estava trocando as marchas ao ser retirado ocambio foi constatado que o rolamento de embreagem estava totalmente destruido e como tambem disco e prensa todos substituidos por peças novas e originais fiat.um dos motivos constatado foi falta de oleo. foi posto o oleo recomendado pelo fabricante,mas ainda assim continua com omesmo problema não engata as marchas eo painel acusa avaria no cambio assim como a luz piscante no mesmo.qual o proximo passo? desde já agradeço por sua atenção.

Prezado Sr Antonio
Após uma intervenção os câmbios Dualogic precisam ser calibrados com o uso de equipamento eletrônico específico.
A seqüência de calibração é a seguinte (todas as operações são realizadas na tela do equipamento):

1- Espurgo da embreagem
2-Cancelar os parâmetros de dados anteriores
3-Realizar o aprendizado das posições das marchas com temperatura do motor abaixo de 60 graus Celsius
4-Auto calibrar
5- Novo espurgo da embreagem
6- Habilitar a auto-calibração da embreagem

Após, realizar ciclo de 20 arrancadas suaves (10 para a frente e 10 para ré por 10 metros) com motor aquecido acima de 90 graus Celsius e duas partidas do eletroventilador.

Qualquer outra dúvida por favor entre em contato.


Grato
Mario

Eder de Três Cachoeiras - RS enviou a seguinte pergunta:

Olá, tenho um Siena EL 1.4 ano 2012 modelo 2013 ,ele está com 40 000 km, vou fazer revisão o que devo trocar além do óleo e dos filtros (lubrificante, combustível e ar)???? Desde já muito obrigado!!!

Prezado Eder

 
Caso seu carro já tenha completado 3 anos de uso, o fabricante recomenda também a troca da correia dentada. Com a chegada do verão, é importante verificar o filtro do ar condicionado.
Uma análise dos freios é recomendável.
 
Mario

PrimeiroAnterior123 4567PróximoÚltimo