Extensor de caçamba: praticidade para cidade, praia ou campo tem regras para uso

28/01/2021

Extensor de caçamba: praticidade para cidade, praia ou campo tem regras para uso
Extensor de caçamba

Comum nos Jeeps Willis nos anos 1950 e 60, o extensor de caçamba pode ser bastante útil para quem tem uma picape média ou compacta e precisa, vez que outra, transportar cargas maiores. O acessório atende bem a demandas de carregamento, por exemplo, de motocicletas e bikes para a praia, das compras para levar no final de semana para o sítio ou para o dia a dia de quem tem um pequeno negócio e necessita movimentar insumos. Para não transformar a solução em pesadelo, contudo, torna-se necessário conhecer as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o uso de prolongadores de caçambas.

O que é um extensor de caçamba

Segundo o Contran, um extensor de caçamba é o acessório que permite a circulação do veículo com a tampa do compartimento de carga aberta, impedindo que a carga caia na via nem comprometa a sinalização traseira. Um bom exemplo de veículo que pode apresentar necessidade de uso de um extensor de caçamba é o Fiat Toro. Mesmo sendo uma picape média, a Toro oferece uma cabine maior e, consequentemente, uma caçamba reduzida. Nada que um bom extensor de caçamba não resolva! Na Toro, o prolongador de caçamba aumenta em pouco mais de 52% - o máximo permitido por lei é de 60%, dando ao acessório um excelente uan

Extensor de caçamba: o que diz a lei

A Resolução nº 349 do Contran estabelece os parâmetros para o uso do extensor de caçamba com segurança para motoristas, passageiros e para uma circulação correta assegurada. Veja alguns pontos importantes da lei:

  • O balanço traseiro do automóvel não pode exceder 60% do valor da distância entre os dois eixos;
  • Na largura, a carga transportada não pode exceder a dimensão do veículo;
  • Na altura, o objeto transportado deverá ter até 0,5 metro acima do teto do veículo;
  • Cargas sobressalentes ou que se projetem para além do veículo na parte de trás devem estar bem visíveis e sinalizadas, incluindo uma luz vermelha à noite e um dispositivo refletor de cor vermelha;
  • Quem usa veículos com extensor de caçamba deve solicitar uma segunda placa traseira. Para tanto, é preciso estar com o licenciamento em dia e ir a uma Unidade de Atendimento do Detran.

Com esses cuidados e o conhecimento de toda a lei que rege o uso de extensores de caçamba, quem tem um veículo de carga e precisa carregar algo mais pode perfeitamente se beneficiar e muito do uso do acessório. Modelos e possibilidades não faltam na Fiat San Marino para deixar a sua picape Fiat ainda mais útil!

Chame no Whatsapp